top of page

Cronograma do Grêmio Estudantil

​

•18/02 - Escolha dos representantes de sala (professores – 1 menino e 1 menina);

•01/03 – Reunião com representantes de sala ou interessados na Formação da Comissão do Grêmio e Comissão Eleitoral:

 - Formação da Comissão Eleitoral do Grêmio.

•02 a 09/23 - Retirada da ficha de inscrição;

•03/03 – Divulgação do Estatuto do Grêmio

•10/03/23– Inscrições das chapas (prazo para entrega):

 - Após estas datas não haverá entrega de inscrições fora do prazo.                                         

•13 a 17/03 - Propaganda Eleitoral com divulgação das propostas (cada chapa deverá entregar as propostas para a direção da escola).

•22/03 - Eleição nos 03 períodos (TURNO ÚNICO);

•22/04 – Divulgação dos resultados;

•29/03 – Posse.

​

Ficha de inscrição

​

​

​

​

​

Reunião para discussão do Grêmio Estudantil 2022

​

A reunião para organização do Grêmio Estudantil foi realizado nos 3 períodos (manhã, tarde e noite) nos dias 01 e 02 de março com os alunos representantes de sala.

​

Estatuto de Grêmio  Estudantil - JTX

​

​

​

​

CARGOS E SUAS FUNÇÕES

Presidente: Representar o Grêmio na escola e fora dela; convocar e presidir as reuniões e assembleias ordinárias e extraordinárias; representar o grêmio junto aos órgãos colegiados do colégio e outras entidades representativas de outros setores da comunidade escolar; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.

Vice-presidente: auxiliar o presidente no exercício de suas funções; substituir o presidente nos casos de ausência, impedimento ou vacância do cargo; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.

Secretário Geral: publicar os avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites; lavrar as atas das reuniões da diretoria e assembleias; manter em dia os arquivos da entidade.

Primeiro Secretário: auxiliar os secretários gerais em duas tarefas; substituir este em ausência ou vacância do cargo.

Tesoureiro Geral: ter sobre seu controle direto todos os bens do grêmio; manter em dia toda a escrituração do movimento financeiro.

Primeiro Tesoureiro: auxiliar o tesoureiro geral; assumir nos casos de impedimento ou vacância do cargo.

Diretor Social: organizar festas promovidas pelo grêmio; selar pelo bom relacionamento do grêmio com os estudantes, com o colégio e com a comunidade.

Diretor de Comunicação: responder pela comunicação da diretoria com os estudantes e do grêmio com a comunidade; manter os membros do grêmio informados dos fatos de interesse dos estudantes.

Diretor de Esporte e Lazer: coordenar e orienta as atividades esportivas dos estudantes; incentivar a prática dos esportes, organizando os campeonatos internos e externos.

Diretor de Cultura: promover a realização de shows, conferências, exposições, recitais, concursos, palestras e outras atividades de natureza cultural; manter relações com entidades de natureza cultural.

Diretor de Políticas Educacionais: coordenar e orientar as atividades em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos; manter parcerias com as demais entidades de representação dos estudantes; manter parcerias com entidades do meio educacional.

​

​

​

O que é o Grêmio?

​

"O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola. Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade." 

​

​

Ficou interessado?

Discuta com seus colegas novas ideias, novas atividades, novos projetos para sua escola e elabore uma chapa para concorrer em breve às eleições do grêmio da sua escola.

Próxima semana divulgaremos mais informações sobre o Grêmio Estudantil e, quem sabe, propostas para o Estatuto do Grêmio e datas importantes para realização de assembleias e eleições para a gestão 2022.

​

Por que um Grêmio na escola?

​

Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na sua escola, com certeza, não é diferente.
O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os
alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideais e opiniões.
Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.
É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

​

​

Grêmio passo a passo 

​

Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos e, se não entender alguma palavra, procure no glossário da página 18.

​

1º PASSO

O grupo interessado em formar o Grêmio comunica a direção escolar, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembleia Geral.

 

2º PASSO

 

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se
o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio (ver p. 33). Nessa
reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL

 

3º PASSO

 

Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil (veja sugestões de atividades, p. 26). A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
IMPORTANTE: A Assembleia Geral precisa ser registrada em ata discutida e aprovada pela Assembleia Geral.

​

4º PASSO

​

A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de 2 representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição (modelo p. 43) para divulgar os resultados.

​

5º PASSO

​

A Comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto para a Direção Escolar e organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil). A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

​

CADERNO GRÊMIO EM FORMA – 2ª edição. INSTITUTO SOU PAZ, 2020

​

​

​

bottom of page